top of page

sobre o evento

O Simula Jovem ONU é um evento pioneiro direcionado à reproduzir o funcionamento das variadas agências especializadas da ONU, realizado pelos estudantes do Colégio Embraer Casimiro Montenegro Filho, localizado em Botucatu - SP.

Além de aprimorar habilidades como liderança, oratória e negociação, o Simula Jovem ONU tem como objetivo principal promover discussões acerca de temas relevantes mundialmente, possibilitando assim, o conhecimento das diversas culturas e dos aspectos geográficos e históricos de cada país, levando os participantes a imergir na atmosfera única dos eventos ligados às questões globais.

PROPOSTA PEDAGOGICA
DO EVENTO

Diversas instituições de ensino básico e superior no Brasil e no mundo realizam eventos de simulação da ONU. As simulações trabalham diversas habilidades e competências do estudante, como o aprofundamento em estudos ligados à geopolítica, o desenvolvimento da oratória ou o incentivo à pesquisa. Pensando neste rol de capacidades e oportunidades geradas pela atividade é que o Colégio EMBRAER – Casimiro Montenegro Filho decidiu implantar esta metodologia, e promover o Simula Jovem ONU.

É mais que sabido que o dever da escola vai muito além da simples transmissão de conteúdos pré-estabelecidos. A escola deve ser o ponto de ruptura na vida do aluno, levando a ele a possibilidade de ampliar seus horizontes em sua forma de pensar, refletir sobre a realidade em que vive, lhe inspirar o espírito crítico, incentivar suas habilidades em especial à pesquisa.

Pensando em todas essas e tantas outras atribuições de um processo educacional que se almeja como moderno e inovador é que encontramos  o sentido pedagógico de se realizar uma simulação da ONU. Certamente a oportunidade gerada para que cada aluno se dedique e descubra novas competências ou mesmo meios de buscar superar eventuais dificuldades, acabam por gerar um legado sem igual após a realização de tal ação pedagógica. Por outro lado, leva também, os alunos a um maior contato com o complexo e por vezes conflituoso universo geopolítico contemporâneo, levando-os a uma imersão consciente na realidade global da qual não só estão inseridos, mas são também frutos.

Diante de tantos elementos que podem contribuir e enriquecer uma trajetória escolar não resta dúvida da relevância e importância da realização da simulação. Busca-se aqui acima de tudo que cada jovem participante viva uma experiência pedagógica única que marque de forma contundente sua vida e sua memória educacional.

Contato

Colégio Embraer Casimiro Montenegro Filho 

 Av. Alcides Cagliari, 2160 Jardim Aeroporto

 18606-855 - Botucatu, SP

(14)3811-2520

  • Facebook
  • Instagram
bottom of page