
O Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) é um órgão da Organização das Nações Unidas cujo mandato é zelar pela manutenção da paz e da segurança internacional.
O órgão da ONU foi criado após a 2ª Guerra para mediar e resolver conflitos internacionais. É formado por cinco membros permanentes: China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos e 10 membros rotativos. Além disso, cinco assentos são reservados para África e Ásia, um para a Europa Central, dois para a América Latina e dois para a Europa Oriental.


SUBTEMAS
Subtema 1: “A persistência alarmante de conflitos geopolíticos na região do Leste Europeu desde o fim da Guerra Fria.”
Subtema 2: “A ascensão de discursos extremistas no âmbito da política europeia e caminhos para garantir os direitos sociais na contemporaneidade.”
Subtema 3: “Os desdobramentos do conflito entre Israel e Palestina e as consequências sociais, econômicas e humanitárias em nível mundial.”
Subtema 4: “As causas geopolíticas que promovem a manutenção da instabilidade social e econômica no continente africano, bem como suas consequências no contexto global.”
Subtema 5: “Às ameaças econômicas e humanitárias referentes a escalada de possibilidades de conflitos nucleares entre Paquistão e Índia.”
Subtema 6: “A bipolarização do mundo contemporâneo e a disputa por hegemonia política entre Estados Unidos e China.”
Subtema 7: “O desamparo humanitário e midiático mundial em relação a guerra da Síria e a questão curda no país.”